sábado, 27 de outubro de 2018

Arroz Preto

Se no Brasil ele ainda não é tão conhecido, na China ele é cultivado há mais de quatro mil anos. Em terras chinesas, o arroz preto era conhecido como "arroz proibido" porque era consumido somente pelo Imperador e produzido pelos seus súditos. Com fama de produto afrodisíaco e exótico, os benefícios do arroz preto compõem uma lista extensa. A partir da década de 80, a China intensificou a produção desse grão que tem um leve aroma de castanha e é considero uma iguaria na Europa e nos Estados Unidos. A nutróloga Ana Luisa Vilela, da Clínica Slim Form explica porque a versão negra do tão conhecido arroz é boa para a saúde.
Rico em ferro, o arroz preto possui 20% a mais de proteína que a versão branca, além de possui maior quantidade de fibras. "Ele é riquíssimo em antocianinas, que melhoram a saúde do coração. Também ajuda a prevenir reações alérgicas respiratórias como asma e rinite por suprimir a ação da histamina, a substância que é a grande responsável por essas reações alérgicas", explica Ana Luisa. Por ser rico em proteínas, o arroz preto contribui para a regeneração. Além de todos esses benefícios para a saúde, a versão preta do arroz ajuda a emagrecer. "Como possui grande quantidade de fibra, o grão proporciona sensação de saciedade, ajuda a queimar calorias e regula o funcionamento do intestino".
O arroz preto tem oito vezes a quantidade de polifenóis do arroz branco.

Em relação ao arroz integral convencional, possui um teor maior de proteínas, compostos fenólicos, vitaminas, minerais e fibras, garantindo um maior controle glicêmico nas refeições, benefícios em relação à redução e controle do colesterol e melhor funcionamento intestinal.

Arroz Preto Possui Propriedades Antioxidantes: O arroz preto é uma boa fonte de antioxidantes, especialmente a antocianina, derivada de seu casco de farelo externo, pigmento responsável pela coloração do grão.Contém um dos níveis mais altos deste antioxidante em comparação com qualquer outra variedade do arroz. O perfil antioxidante é semelhante ao mirtilos, cranberries e framboesas. A antocianina previne os danos dos radicais livres no corpo e protege-o de várias doenças como doenças de coração, inflamação e câncer.
O grão é escuro porque é integral e conserva a película que o envolve. Essa "capa" dá um aroma e sabor diferente. "A versão preta possui gosto mais exótico e marcante, é usada por diversos chefs", diz Ana Luisa. Segundo a especialista, a cada 100g do grão encontram-se 20% a mais de proteína e oito vezes a quantidade de polifenóis em comparação com o arroz branco. Cada 100g do arroz preto contém 4g de fibras, 332 calorias e 0,34 mg de vitamina B1.






 Onde encontrar?









Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Zeoquantic® Clinoptilolita Premium Potencializada em pó 100g (Zeólita) Zeoquantic® Clinoptilolita Standard Potencializada em pó 250g Comp...